28 de março de 2024

23 thoughts on “Wong Jack Man vs. Bruce Lee, a verdadeira história por trás dessa luta

  1. Oi Mariana adorei seus matéria, é mui difícil ver mulheres com gosto para as artes marciais.
    Me chamo Ian e foi um prazer ler sua matéria. Forte abraço.

    1. Oi Ian!

      Que bom que gostou! Realmente é difícil ver mulheres que gostem tanto assim de artes marciais, mas acredite, esse público está crescendo e começando a enxergar o kung fu com outros olhos.

      Um abraço! e espero que continue nos acompanhando!

  2. Sem dúvida nenhuma, foram grandes os feitos desses caras. Tão grandes que exageram.
    Um deles pula de um telhado e dizem que voou. Outro bate em três e dizem que foram treze.
    Apesar disso, merecem nosso respeito.

  3. Muito bem escrito ! Parabéns pela pesquisa e compartilhamento ! Difícil achar matérias boas, principalmente neste assunto .
    Obrigado Mariana

  4. Oi Mariana , eu havia lido em alguns blogs e revistas que nesta luta o Bruce havia lutado de forma meio exagerada e alvorocada, surpreendendo o Wong, tentando acertar golpes letais na garganta de Wong Jack man, que mau conseguia se esquivar das investidas, ate que ele se rendeu, e que um reporter qe soubera da luta, foi no dia seguinte ate o restaurante que Wong trabalhava como garcon e viu varias marcas e arranhoes no rosto e pescoco dele , comprovando supostamente a historia…

    1. Milton!
      Muito legal essa parte da história, eu não conhecia! é legal compartilhar isso aqui com a gente, obrigada mesmo!

      Tem varias histórias dessa luta e até mesmo que Bruce Lee não sabia de nada, que ele era mais ator do que um artista marcial, mas na verdade acho que nunca saberemos o que é real ou não!

      Mas fiquei muito feliz pelo comentário e espero que possa contribuir em outros post se tiver algo a nos acrescentar!

      Abraço!

  5. Parabéns, já havia lido muita coisa e realmente todas sem muito sentido se for analisar bem. Uma pena o mestre Wong ter morrido recentemente e não poder receber assim como Bruce este reconhecimento. Sou fan dos filmes de Bruce e de sua dedicação pelo Kung Fu, mas fica claro que ele precisou se moldar também para crescer como pessoa. Uma pena ter partido cedo, poderia ter se desenvolvido muito mais assim como suas obras e quem sabe ter deixado muito mais ensinamentos para nos os amantes de artes marciais. Quem sabe até onde ele teria chegado…?

  6. Boa a matéria…mas acho que realmente aconteceu algo nesta luta…e a verdade está morrendo com as testemunhas…quem sabe um dia alguém fale…eu acho que BRUCE LEE venceu pq ele continuou a dar aulas pra quem ele quiz.

  7. Ola, meu nome é Wallace, sou praticante de Wing Chun e grande fã de Bruce Lee, Ótima matéria! sempre quis entender a verdade sobre essa luta, parabéns pelo conteúdo

    1. Olha é muito difícil dizer, gosto muito do Bruce Lee e acho que nessa luta ele pode ter vencido sim, mas como o Wong Jack Man não comentou muito sobre a luta, realmente algo aconteceu para a vitória do Bruce Lee ser muito favorável. Não acho que Wong Jack Man estaria muito atrás de Bruce Lee, e talvez em outras circunstâncias a história seria bem diferente, e quem ficaria mais calado poderia ser o Bruce Lee.

      Vejo Bruce Lee muito habilidoso, um grande ator, mas às vezes sinto falta de mais registros de lutas reais para ver até onde ele chegaria.

      Confesso que as milhares de histórias sobre ele ainda me deixam com a pulga atrás da orelha, mesmo sabendo que da sua disciplina, dedicação, habilidade e da grande contribuição que ele deu para as artes marciais (Isso não tem como negar!)

      1. olá Mariana , me chamo Hilton e sou um fã de Bruce Lee a muitos anos , em primeiro lugar , parabéns pela ótima matéria e muito obrigado por compartilhar conosco !
        vou dizer com sinceridade o que penso ,,,
        Na minha opinião Bruce venceu a luta raspando porque wong também era muito bom e dedicado , e acho que foi ai que ele caiu em si na realidade de que precisava melhorar suas técnicas , e através de sua reflexão e filosofia ele conseguiu criar um estilo rápido e de combate real ( o que realmente funciona ), e hoje está ai o legado para qualquer um que quiser aprender ( apesar que tenho minhas dúvidas se essas pessoas aqui no Brasil sabem toda essência do JEET KUNE DO para ensinar direito o que realmente é esse estilo ), que na verdade é uma filosofia de vida !
        quanto as lutas reais de BRUCE eu acho que ele realmente era o melhor e mais avançado em tudo porque o JEET KUNE DO pode se enquadrar e qualquer estilo de luta inclusive no MMA de hoje , e quanto ao seu condicionamento físico , existem vários relatos de pessoas próximas a ele que diziam que não havia treinador mais dedicado do que ele inclusive isso foi dito por chuck norris , então o que eu acho que realmente aconteceu é que ele deixou os desafios de lado depois de algum tempo para se dedicar em divulgar sua criação através dos filmes , que era o que ele mais queria ! BRUCE LEE ERA UM SER HUMANO INCRÍVEL , ele não tinha medo de ensinar , ele realmente queria que todos aprendessem o KUNG FU dele , e sua arrogância no passado era apenas para conseguir irritar os mestres que se negavam compartilhar a troca de conhecimentos com ele e essa foi sua única maneira de conseguir aprender outros estilos ! QUE DEUS O ABENÇOE ONDE ESTIVER !

        1. Oi Hilton!

          Eu que agradeço por compartilhar sua visão! Não tem como negar que Bruce Lee foi e ainda é uma lenda nas artes marciais e não é a toa que tem vários fãs pelo mundo assim como nós!
          Sobre o Jeet Kune Do no Brasil, eu também tenho minhas dúvidas…rs
          Mas considero o estilo incrível e muito eficiente também, assim como vários outros estilos de kung fu!
          Um abraço!

  8. Oi Mariana
    Sou só mais um apaixonado pelo assunto e gostaria de saber se vc saberia dizer o que foi acontecendo com a academia do Bruce…, seus alunos e seu estilo próprio…
    Enfim, parabéns pela profundidade dos artigos! Sensacionais!
    Grato
    Meu nome é Kenji Iwasaki

    1. Oi Kenji! Tudo bem?

      Demorei um pouco para te responder, pois queria escrever algo consistente, e fui pesquisar um pouco sobre a sua pergunta porque foi muito interessante e eu não sabia!

      Descobri que existe sim a academia! Mas a minha resposta vai ficar um pouco grande, pois achei alguns textos e também um video muito legal, então resolvi escrever um artigo, porque é realmente interessante e dessa forma compartilho com todos essa informação! Solto essa semana o artigo!

      Muito obrigada por esse insight de entregar um conteúdo muito legal para vocês e espero que goste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *