O filme Heroi além de mostrar a essência da arte marcial e cultura chinesa, também nos ensina grandes lições para a vida
Uma das grandes cenas do filme é a luta entre o personagem “Céu” (DonnieYen) ” e o “Sem Nome” (Jet Li) . Antes de iniciar a batalha os personagens pedem a um ancião que estava por perto para tocar uma musica, enquanto eles iriam duelar.
Enquanto a música inicia, diante de um brilhante cenário, ambos fecham os olhos, e iniciam a luta, porém somente na mente.
Ambos ficam por vários minutos com os olhos fechados, mas com a mente aberta em duelo, até que a música para e o combate inicia na prática, onde o guerreiro “Sem Nome” (Jet Li) vence o oponente de forma rápida e com a mente limpa e sem preocupações.
Com isto, podemos traçar um paralelo desta batalha mental com o que acontece em um treino de artes marciais.
A cada aula que inicia em uma academia/escola, os praticantes chegam com diversos conflitos, como estresse, ansiedade, atrasos, nersosismo, entre outros decorrentes do ambiente de trabalho ou por questões familiares.
Como no filme, antes de iniciar a aula, as pessoas parecem travar uma batalha enorme em sua mente, devido ao fato de virem de outro ambiente, estar em fora de sintonia, e por muitas vezes carregam consigo para todos os lugares os conflitos gerados e não resolvidos do dia, parecem simplesmente não desligar.
Se esquecem da parte fundamental nas artes marciais, esvaziar a mente, como diria “Bruce Lee”, não é mesmo! Pois somente esvaziando a mente, podemos acalmar e iniciar algo com produtividade.
O mundo hoje em dia, competitivo, moderno e estressante, faz com que nossa mente esteja sempre ligada, porém, se conseguirmos com calma ajustar o nosso corpo, respiração e principalmente esvaziar mente, conseguiremos como no filme dominar as nossas batalhas mentais da vida.
Confira nossa matéria sobre o filme Herói