Finalmente saiu a 5ª Temporada e claro que já maratonamos e aqui pode conter spoilers!
A quarta temporada deixou muitas brechas como o caso da Tory por ter ganhado o torneio por meio de suborno dos árbitros, o Miguel que foi atrás do pai dele e, claro, como ficou o dojo do Daniel e do Johnny pós vitória de Terry no torneio. Não podemos esquecer que Kreese acaba sendo preso por armação de Terry para poder tomar conta de todos os negócios do Cobra Kai.
A nova temporada mostra como se tornou esse novo império do Cobra Kai comandado pelo Terry Silver e ainda trazendo novos personagens, como lutadores do mestre coreano de Terry para ajudar nessa expansão. Em resumo, é isso que traz a nova temporada, que também acaba solucionando todos os problemas deixados na última. Aliás foram muitas informações para apenas 10 capítulos de mais ou menos 40 minutos, porém ele não deixou grandes problemas para uma eventual 6ª Temporada.
Não foi ruim, muito pelo contrário, me deixou com vontade de ver sempre o próximo episódio. Foi tudo muito denso onde todos os personagens enfrentaram seus próprios demônios. Temos alguns destaques para a Sam que vem enfrentando problemas desde o episódio da escola, Kreese que mergulha também em suas questões junto a psicóloga da penitenciária, Daniel que revive o seu passado mais obscuro ao lado de Terry, Miguel que vai em busca do pai após uma decepção com o Johnny que vinha fazendo esse papel, e o próprio Johnny que tem que lidar com um lado paterno que ele não teve com o seu primeiro filho e agora contornar essa situação com Miguel e Robby sendo praticamente irmãos. Esses só foram alguns exemplos, porque cada personagem teve seu conflito e pontos de reflexão bem profundos, então se você espera uma temporada com mais luta, sinto lhe informar que o karatê virou um grande coadjuvante. (mas ainda tem cenas de luta, fique tranquilo.)
Com esse cenário, se não renovassem para uma nova temporada não me deixaria surpresa. Até porque manter um padrão alto por muitas temporadas é uma tarefa difícil, mas acho que Cobra Kai soube fazer isso muito bem.
Eu particularmente não vejo muitas perspectivas da série continuar e eu vou explicar o porquê com spoilers.
O grande vilão da série sem dúvida foi Terry, desde o filme do Karatê Kid você percebe que ele, sem dúvidas, foi o cara mais louco e insano que passou por Daniel-san na trilogia. Com a prisão de Terry nessa temporada, você não tem mais nenhuma perspectiva ou força para se contrapor ao Daniel, por exemplo. Com a queda de Terry, cai o Cobra Kai, a não ser que Kreese volte a assumir, mas é voltar para algo que já aconteceu, ainda mais que Daniel e Johnny são amigos e aliados e não tem mais o que construir.
A série ganhou muito com as aparições dos personagens do filme original, tanto que os últimos dois personagens que faltavam aparecer na série são Jessica, interpretada pela Robyn Lively, e Mike Barnes, interpretado por Sean Kanan, ambos personagens do terceiro filme. Jessica foi amiga de Daniel e na série ela entra como prima de Amanda, o que acaba fazendo uma conexão de como eles se conheceram. E Mike é uma dos alunos de Terry, e que, por incrível que pareça, ele não entra como um vilão da história, mas sim como um cara que se arrepende dessa aliança que teve com Terry no passado, então ele vem para ajudar o Daniel.
Eu gostou muito do retorno do Chozen, acho que ele cresceu muito na temporada, e ele vem para ser o “fiel escudeiro” de Daniel. Nessa temporada eles acabam comentando muitas questões que eles tiveram no passado e eles se acertam muito bem, deixando o que passou para trás.
A esposa de Daniel, Amanda, foi muito importante na série, fez uma articulação muito legal para juntar as forças contra Terry e foi um grande suporte para o Daniel trazendo as raízes do Miyagi nos momentos mais difíceis do protagonista.
Esse núcleo de Daniel, Amanda, Chozen, Johnny e Carmen ficou muito consolidado, muito unido. Foi legal de ver a amizade deles e é muito improvável que haja alguma ruptura entre Daniel e Johnny para uma nova temporada. O mais interessante na série é que Daniel sempre se acha o certo, sempre evitando conflitos mas essa temporada deu um grande chacoalhão nele, assim como Johnny dessa vez adota posturas mais ponderadas, vem buscando ajustar as coisas na sua família, chega até dar conselhos construtivos para Daniel e Miguel, por incrível que pareça, e é um personagem que finalmente deixou as mágoas para trás, se permitindo ser feliz.
O núcleo amoroso misturado com uma rivalidade eterna de Sam, Miguel, Robby e Tory finalmente se resolveu, ainda mais com Miguel e Robby fazendo as pazes porque praticamente viraram irmãos.
A história do Miguel e o pai dele foi muito breve e rápida, não achei que agregou muito a história, se não tivesse, não faria diferença. E depois de ver a temporada, vi como uma forma de mostrar a resolução de uma possível ponta solta da série caso não seja renovada.
No geral, a 5ª temporada traz muito o amadurecimento dos personagens, mas não deixa de ter seu lado mais leve principalmente com as cenas de Johnny Lawrence nesse processo de ter o controle da sua vida. Se for uma temporada de encerramento, acredito que ele deu um destino e um desfecho para os personagens e para aqueles que não ficaram muito claro, acho que a imaginação pode dar conta do final. Mas se confirmar uma nova temporada, dá pra ter uma continuação, porém Cobra Kai vai ter que surpreender.