O Wushu Moderno é um esporte de alto rendimento (baseado nas arte marciais chinesas tradicionais, o kungfu). Modalidade que luta para virar esporte olímpico, sendo temas de diversos filmes e documentários. Um dos praticantes mais conhecidos é o ator Jet Li (Pentacampeão Chines de Wushu).
O blog convidou Marcelo Yamada, atleta da Seleção Brasileira para contar um pouco de sua trajetória no wushu.
1- Por que vc começou a treinar Wushu-kung fu?
Marcelo Yamada – Quando eu era criança, eu assistia muitos filmes de luta com meu pai, e o meu favorito era os filmes com o Bruce Lee! Assistia sempre e comecei a me interessar pela arte marcial, até que abriu uma academia de Wushu em Bauru e comecei a treinar.
2- Quando entrou para a Seleção Brasileira?
MY – Entrei para a Seleção em 2005.
3- Qual seu principais títulos? De todos qual o mais especial?
MY – 13 vezes campeão Brasileiro, 5 vezes campeão Sul-americano, 2 vezes campeão Panamericano e o mais importante: Vice-campeão do World Games.
4- Qual a sensação de representar o seu pais?
MY- Eu amo representar meu país, sempre lutei e treinei muito para conseguir entrar na seleção brasileira, e quando isso aconteceu eu tinha na minha mente, que eu iria treinar mais e sempre mais, para conseguir estar por muito tempo representando o Brasil.
5- Voce ja teve lesão? Qual o sentimento e como foi a recuperação?
MY – Em 2016, no Campeonato Panamericano, nos EUA, sofri minha primeira lesão grave, rompi o LCA, menisco e outros ligamentos do meu joelho. No momento, eu sentia muita dor física e sentimental. Como nunca tinha vivenciado uma lesão assim, eu estava perdido e preocupado, não sabia o que iria acontecer com meu futuro.
Após refletir e decidir que voltaria mais forte, eu decidi que iria fazer de tudo para estar no Campeonato Mundial da Russia de 2017, com 11 meses para operar, recuperar e voltar em alto rendimento, tive desconfiança de muitas pessoas, mas eu sabia que iria conseguir e estava blindando de qualquer crítica.
Graças a uma equipe multidisciplinar incrível, a CBKW e a pessoas próximas, pude chegar a Rússia e ter o melhor resultado que poderia imaginar. Ali eu sabia que tinha feito a escolha certa.
6- Ja pensou em desistir do wushu?
MY – Nunca. Já tive momentos de baixa motivação, mas desistir jamais.
7- Na sua opinião, o que precisa para se tornar um bom atleta?
MY- Primeiramente, ter pensamento de atleta profissional, cuidar do corpo e da mente. Segundo, treinar muito e Terceiro, ter disciplinado e dedicação.
8- Quais seus ídolos no wushu?
MY – Tenho vários ídolos, mas gosto de destacar meus ídolos que estão perto de mim:
Me inspiro demais no meu mestre Thomaz Chan. E tenho como ídolos ex-atletas que estiveram comigo: João Ferreira, Luiz Carlos, Margareth Sako, Maximilian Kobayashi, Adriano Lourenço.
9- Qual conselho voce daria para quem esta iniciando no wushu?
MY – Tenho dois:
- Se dedicar nos treinos.
- Saber escutar e ser sempre humilde para aceitar correções, conselhos de todas as pessoas.
10- Qual o seu sentimento pelo wushu?
MY – Amor!
E para finalizar, qual sua frase preferida?
MY – One World, one dream!
Confira alguns videos do atleta Marcelo Yamada no 14th World Wushu Championships realizado em Kazan, Russia 2017.