ter. out 20th, 2020

O Mestre das Armas

Filme com kung fu “mais raiz”, sem muitos efeitos.

Estrelado por Jet Li, “O Mestre das Armas” foi considerado, em 2006, como o último filme de artes marciais de do ator.

O filme conta a história de um grande mestre de kung fu da China, Huo Yuanjia. Após potências estrangeiras dominarem o país e chamarem os chineses de “Doentes da Ásia”, Huo Yuanjia decidiu lutar com quatro lutadores, em um torneio organizado pela Câmara do Comércio Estrangeiro, afim de honrar a reputação e elevar a auto-estima dos chineses. Mas antes de se tornar um grande de mestre da China, ele passa por algo muito maior, ser mestre de si mesmo. 

Para quem gosta de kung fu, comparado com o filme Herói, O Mestre das Armas tem cenas de lutas mais voltadas para o estilo tradicional. Podemos perceber em uma das cenas de luta que um dos oponentes de Huo Yuanjia utiliza o estilo Hung Gar, além de muitas técnicas de Qin-na. A presença de pessoas “voando” no filme é quase zero comparado com o Herói.

Além de cenas luta entre estilos de kung fu, as lutas contra os estrangeiros envolvendo técnicas de mãos livre, lança, espada e san tie kwan, não deixam a desejar. Vemos kung fu contra boxe, esgrima e karatê. É interessante ver como as duas artes distintas se dão juntas. Claro que não é um super parâmetro, pois é uma luta combinada. Mas já dá para ter uma noção de pontos fortes e fracos de cada estilo.

Karatê vs Kung fu

O filme também conta com um ótimo cenário, cada detalhe muito bem pensado, assim como o figurino, e principalmente os clássicos cabelos com longas tranças.

Mas o que mais me chamou a atenção em todo o filme foi a história. O Jet Li, além de um grande artista marcial, é um ótimo ator! Acho a história bem densa, existe um drama muito grande com o personagem Huo Yuanjia. É uma trajetória de descoberta de valores e o real significado do kung fu, e o Jet Li consegue passar isso muito bem. Tem muitos pontos do filme que realmente te colocam em uma reflexão, não só no kung fu, mas na vida.

De um modo geral, O Mestre das Armas é um ótimo filme para fãs de lutas mais clássicas de kung fu, conta, mesmo que de maneira mais sucinta, a história de um grande mestre de kung fu da China e o mais legal, ele te traz para várias reflexões que podem muito bem serem aplicadas no dia a dia. 

Assista o trailer:

FICHA TÉCNICA:
Título: O Mestre das Armas
Título Original: Fearless
Ano: 2006
Diretor: Ronny Yu
Elenco: Jet Li, Collin Chou, Shido Nakamura, Yong Dong, Betty Sun
Gênero: Artes Marciais, Ação, Drama

1 thought on “O Mestre das Armas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *