qui. out 22nd, 2020

Templo Shaolin – Origem

A história do templo budista mais famoso do mundo é um desafio para os historiadores com misturas de ficção e realidade

Para entender um pouco da história do templo, podemos começar a entender o significado de seu nome. 

Shaolin = Shao se refere ao Monte Shaoshi e Lin se refere a pequena floresta que tem em torno do templo. O nome já nos diz mais ou menos a sua localização.

Localizado na província de Henan, o Monte Shaoshi é uma das montanhas que fazem parte do Monte Song, e que teve uma grande importância religiosa. O monte foi um local de peregrinação taoísta, e com a chegada do budismo na China, os missionários perceberam o potencial do local.

Monte Song

O budismo cresceu muito no país e teve muitos financiadores. O primeiro foi Xiaowen (reinado de 471-499), em 495 d.C, que transferiu a capital da sua dinastia para Luoyang, local próximo de onde foi construído o Templo Shaolin, e deu fundos para o monge indiano Batuo, também conhecido como Fotuo, construir o templo. 

Mas teve uma figura que se destacou nessa história, e ajudou muito a aumentar o carisma do Templo Shaolin: o monge Bodhidharma.

Há muitas histórias a respeito dele, e apesar de ser considerado um dos fundadores e doutrinadores da escola Chan, muitos historiadores  o consideram como uma lenda. 

BodhidharmaUkiyo-e woodblock print by Tsukioka Yoshitoshi, 1887.

Relatos sobre a vida e obra do Bodhidharma são muito contraditórios. Algumas obras citam que o monge teria 150 anos e que viria da Pérsia(Irã). As obras relacionadas a ele misturam muita realidade com ficção, algumas com prefácios falsamente atribuídos a generais. No geral, a maioria deles só relacionam o monge com o budismo.

A história mais conhecida sobre o monge é que ele passou nove anos meditando em uma caverna em absoluto silêncio, e ensinou seus discípulos uma série de exercícios, o qi gong,  que contribuíram para melhorar as habilidades marciais dos monges. Porém, as obras que relacionariam o Bodhidharma às artes marciais foram escritas anos ou séculos após a sua morte.

Agora, como as artes marciais começaram em um templo budista, podemos abordar em um próximo tópico. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *