seg. ago 3rd, 2020

Estilo Choy Lay Fut – Origem

Conheça uma breve história de Chan Heung, o criador do estilo dos cinco animais

O Choy Lay Fut é um estilo de Kung Fu criado pelo grande mestre Chan Heung na região sul da China. Este estilo possui diversos praticantes e escolas no Brasil! Então, vamos conhecer um pouco mais de como o Choy Lay Fut foi criado?

Chan Heung

Chan Heung nasceu em 1806, não há um consenso sobre o dia específico do nascimento deste grande mestre de Kung Fu. Há quem acredite que ele nasceu em Julho e há quem acredite que ele nasceu em Agosto daquele ano. Aos sete anos de idade Chan Heung começou a treinar Kung Fu com seu tio, o monge Shaolin Chan Yuen Woo, que lhe ensinou o estilo dos “Punhos da Família Budista”. O Fut Gar, estilo praticado pelo tio de Chan Heung, também é conhecido como o estilo das “Palmas de Buda”.

Segundo os relatos, Chan Heung era muito habilidoso, absorvia rápido e executava perfeitamente o que lhe era ensinado. Logo, seu tio o encaminhou para um amigo,um companheiro de treino no Templo Shaolin e, assim, Chan Heung aprenderia outro estilo de Kung Fu. Com quinze anos de idade, Chan Heung passou a treinar com o monge e mestre Lei Yau Saan, criador do estilo de Kung Fu Lei Gar (ou,dependendo da tradução, Lay Gar, Li Gar, Lee Gar, etc).

Aproximadamente quatro anos após começar a treinar com Lei Yau Saan, Chan Heung é orientado a procurar o outro grande mestre de Kung Fu, o monge Choy Fook. Assim, Chan Heung aprende seu terceiro estilo de Kung Fu, o Choy Gar. Após muitos anos de aprendizado, Choy Fook acredita ter ensinado tudo a seu discípulo e o orienta a voltar para sua terra natal.

Já em sua terra natal, Chan Heung desenvolve suas técnicas e cria seu próprio estilo de Kung Fu. Para homenagear e honrar seus mestres, além de outros motivos, Chan Heung nomeia seu estilo como Choy Lay Fut. O “Estilo dos Cinco Animais”, como o Choy Lay Fut também é conhecido, ficou muito famoso pela sua efetividade em combate e, logo, se espalhou pelo sul da China. Os discípulos de Chan Heung e as gerações seguintes se encarregaram de manter o estilo vivo até os dias atuais.

Espero que este artigo seja útil para aqueles que, assim como eu, querem saber mais sobre o Choy Lay Fut. Em breve concluirei um estudo muito mais aprofundado sobre a história do estilo de Chan Heung. Provavelmente no começo do ano que vem (2019), eu já divulgue mais sobre o meu estudo / livro. Aguardem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *